Saiba quais fatores garantem a boa contabilidade no seu restaurante

É comum que o gestor de um restaurante, como você, empenhe todo o seu esforço e trabalho para a criação de uma estrutura de produto. Foque em gerar um ambiente que proporcione experiência única. E na estruturação de uma equipe bem treinada e que ofereça um excelente serviço ao seu público. E deixe de lado a contabilidade e outras funções administrativas.

Porém, nós sempre reforçamos aqui que o sucesso de um restaurante não se baseia apenas no bom produto para seus clientes. Você precisa se convencer que seu restaurante é um negócio! E para que um negócio seja bem sucedido, é precisa ter lucratividade, e para atender esse objetivo, você precisa estar muito atento e ser rigoroso com sua situação financeira e a contabilidade de seu restaurante. 

Algumas estatísticas apontam que 60% dos empresários do setor não se preocupam com a contabilidade de seus restaurantes após o primeiro ano e consequentemente 80% desses restaurantes acabam falindo antes de completarem cinco anos de existência, muito não passam dos dois primeiros anos.

Por isso, se posicione de forma consciente para que seu negócio não faça parte dessas estatísticas. Para ajudá-lo separamos algumas dicas que irão te ajudar na contabilidade de seu restaurante e a manter uma gestão inteligente. 

Contabilidade é controle: comece pelo o seu fluxo de caixa

Qualquer negócio tem a obrigação de manter suas despesas e os recebimentos equilibrados, principalmente o contas a receber, isso não exclui os bares e restaurante. 

Quando falamos do  de fluxo de caixa, é importante manter fundos para cobrir despesas emergenciais, que são comuns no setor diante de situações críticas que podem estar  relacionadas desde o controle das operações internas, fornecimentos até o comportamento de mercado. 

Além disso, mesmo mantendo o controle rígido de seus concorrentes e de seu público alvo, os momentos de baixa, como férias, podem afetar a lucratividade e impactar a saúde financeira do negócio. Por isso, manter a contabilidade atualizada abre perspectivas de gestão desses momentos de crise sem gerar perdas irreparáveis ao seu restaurante.

Sendo assim, comece o quanto antes e mantenha como rotina o controle rígido das suas despesas – os custos dos alimentos, estoque, salários, aluguel, seguros, etc. Com isso, você terá uma imagem clara de todas as suas despesas, por mês, por semana,por períodos específicos. E isso,  dará um diagnóstico claro de quanto será preciso faturar, a fim de ter um negócio lucrativo.

Contabilidade é organização: mantenha seus registros atualizados

Existem quatro registros contábeis que um dono de restaurante precisa manter organizados e atualizados: 

  • vendas, 
  • despesas, 
  • folha de pagamento e 
  • impostos. 

Como um gestor, é importante realizar a computação diária de todas as suas vendas e atualizar as suas contas a pagar.

Se você busca dominar a saúde financeira do seu restaurante, deve controlar outros aspectos que definem seus produtos, tais como, a popularidade dos pratos e das bebidas, o percentual de vendas de cada item de seu menu, os dias com as maiores vendas e/ou despesas. Isso vai exigir disciplina mas resultará numa contabilidade detalhada. O que, com certeza, precisará ser gerenciado de forma assertiva, o que pode ser feito através de um sistema de gestão.

Contabilidade é dinheiro: controle seus ativos, 

É importante, como gestor de um restaurante, que você dedique muita atenção ao seu estoque e entenda todos os fatores, internos e externos, que venham a afetá-lo. 

Ao dominar os itens que acumulam valor parados dentro de seu espaço físico, você pode gerar informações sobre o fluxo de seus dinheiro. E, assim, entender os retornos que esses investimentos em matéria prima e materiais imprimem em seu negócio. 

O estoque é um local de verba parada, e sua gestão evita grandes perdas em dinheiro que podem passar despercebidas sem um bom controle e auditoria. 

e resultados:

A  sua Demonstração do Resultado do Exercício, é o demonstrativo do resultado do exercício oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Resumindo as receitas e os rendimentos ganhos no período, bem como os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

Esse demonstrativo é mais que um relatório contábil ele é um documento gerencial importante para uma gestão inteligente e sustentabilidade financeira da empresa, e apresenta dois aspectos do seu negócio:

  • As fontes de receita, com lucro total de cada fonte;
  • E as despesas, com cada item identificado;

Você deve gerenciar e analisar os seus resultados em uma base anual, mensal, ou até semanal, se assim desejar. Isso irá ajudá-lo a determinar se o seu restaurante teve lucros ou prejuízos em um determinado período e cruzar esses dados com outras influências desse período sobre o negócio ou mercado.

Compreender este relatório irá ajudá-lo a tomar decisões de negócios de forma mais assertiva. Como, quando contratar mais funcionários, remover itens impopulares do cardápio, criar menus sazonais, ou reduzir outros custos indiretos.

Conclusão:

Muitos gestores empreendem no setor porque amam a gastronomia, vieram do atendimento e tem o restaurante como um sonho. E ao se depararem com essas questões gerenciais pode ser desafiador. 

Não é nenhum segredo que existem toneladas de coisas para prestar atenção ao gerenciar um restaurante, são questões trabalhistas, saúde, vigilância sanitária, legislação vigente, impostos, saúde financeira. Todos estes aspectos são cruciais para o sucesso de um restaurante mas podem acabar ofuscando a real paixão de um gestor no segmento. 

Porém, é no cuidado com os detalhes da gestão que seu restaurante garante sucesso e crescimento. Lembre que seu estabelecimento é um sonho, mas também um negócio que deve ser gerido de forma séria e profissional. E garantir a saúde financeira e controle do dinheiro que transita nas rotinas é essencial para que isso seja feito.

Write a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *