4 Formas de inovar: a tendência competitiva para seu restaurante

Em tempos de baixa no consumo é importante que todo negócio busque formas de inovar e se manter atualizado à tendência do mercado. Então ao falarmos do segmento de entretenimento e gastronomia, isso se torna mais importante ainda. Já que comer fora de casa e frequentar bares ou restaurantes, se torna um luxo que vai ser estudado com cuidado e com foco na experiencia diferenciada.

Por isso alinhar às tendências para restaurantes e os interesses do público, gera tanto impacto no poder competitivo do seu negócio em relação a concorrência.

Trabalhar em um cenário que exige cada vez mais criatividade e atenção às mudanças do comportamento e das opiniões do consumidor, obriga você gestor de um restaurante a estar atento a questões que vão além da qualidade de seus produtos e de um atendimento rápido. É preciso estar focado na personalização de acordo com o que seu público procura.

Hoje inovar é pensar no que facilita a vida do seu cliente e como ele quer consumir e o porquê ele quer consumir um produto. Seu consumidor quer pertencer a um grupo em que ele se identifique, quer praticidade e quer conexão. Mas como usar isso a favor de seu negócio?

Vamos pensar nesses pontos a seguir de forma bem simplificada e analisando a tendência a ser aplicada em seu bar ou restaurante.

Clubes de assinatura

A entrega personalizada de alimentos pode ser uma ótima forma de ampliar seu público, e chegar a quem não frequenta fisicamente o seu espaço. Além disso, esse serviço gera bastante engajamento em redes sociais e pode dar vazão a seus produtos ao mesmo tempo que comunica e divulga sua marca.

Foque na experiencia que seu cliente terá ao desembrulhar o pedido, essa tática agrega valor ao ato de receber um produto e desembrulhá-lo. Consequentemente, sendo uma ótima forma de valorizar seu produto e seu clube de assinaturas. E o melhor, não precisa ser nada elaborado. Assim você pode trabalhar com um pacote legal ou um cartão desejando boa refeição tratando seu cliente pelo nome. Desde que sempre coloque suas redes sociais e incentive seus clientes a compartilhar essa experiencia com os amigos.

E se quiser inovar mais ainda dê um nome a esse grupo de clientes que assinam, assim você os torna mais especiais aumenta a fidelização e pode expandir o número de assinantes. Afinal quem não quer ser tratado de forma especial por uma marca?

Por fim, os clubes de “assinatura” de produtos são já uma realidade em muitas cidades brasileiras e garantem a entrega regular de ingredientes frescos ou alimentos especiais direto aos seus consumidores. Proporcionar comodidade e uma experiência personalizada ao cliente é uma tendência que deve continuar a crescer. Você pode unir essa ideia cardápios com itens exclusivos ou inusitados, que deixem seus clientes sempre na expectativa.

Tendência para aproveitar os espaços de seu restaurante

É uma realidade os custos cada vez mais altos para comprar, manter ou alugar espaços, muitos negócios vêm procurando explorar ao máximo seus espaços físicos. Sendo assim, criar possibilidades que valorizem o local e gerem outras possibilidades comerciais para incrementar o faturamento e criar diferenciais competitivos.

Imagine como uma área com café e sobremesas com alguns livros e poltronas em uma área de seu espaço físico pode gerar uma outra forma de consumo que atraia outros clientes que geralmente não se atrai. Já pensou na oportunidade que você pode criar seminários sobre seus drinks e atrair pessoas para seu Happy Hour?

Além disso muitos negócios de alimentação estão considerando oferecer espaços de coworking, os famosos ambientes de trabalho compartilhados, formato que oferece praticidade a consumidores regulares e incentiva quem precisa de um espaço com o consumo dos seus produtos, basta um ambiente com internet. Se você não tem como dispor seu espaço para clientes parados por tanto tempo, pense em fechar reuniões para empresas.

Perceba que são muitas as formas de criar oportunidades com seu espaço. Para isso foque nas suas possibilidades a serem exploradas, tanto de serviço quanto de espaço, e pesquise no seu entorno o que poderia entregar diferencial ao seu público. Para ilustrar isso, observe que áreas próximas a empresas, escolas, faculdades podem gerar muitas experiencias e fidelizações.

Pegue e leve

A pressa não precisa ser inimiga da perfeição. A mudança mais marcante no comportamento do consumidor moderno é a necessidade em aproveitar ao máximo o tempo. Assim, o desafio é unir experiencia e elevar o valor da experiencia de seu bar ou restaurante para um cliente que está sempre com pressa.

Uma tendência para restaurante que pode te ajudar a inovar é o conceito “grab- and-go”, o famoso pegue e leve. Muitos novos negócios vêm surgindo no ramo alimentício com esse formato, e o foco é agilizar a vida de quem compra sem perder qualidade.

Para isso, foque em montar porções do que você já produz mas sem a necessidade de gerar pedidos. Coloque essas porções expostas de forma que seu cliente apressado e com fome: olhe, escolha o que quer comer, pegue a embalagem, leve ao caixa e vá embora. Rápido e fácil, sem perder a qualidade do seu produto. Nesse contexto você pode apostar em combos, salada + prato principal + sobremesa por um valor fixo, a venda de combos auxilia a aumentar o ticket médio e amplia as possibilidades de seu cliente escolher. 

Consumidores em todo o mundo também estão preferindo levar suas refeições prontas para casa. Essa tendência pode ser extremamente competitiva e te colocar como diferencial inclusive para outros segmentos de concorrentes como mercados e postos de conveniências. É por isso que “grab-and-go” ou “pegue e leve”, com seus produtos e preços competitivos, já vem chamando atenção dos restaurantes tradicionais, não fiquei para trás.

Tendência tecnológica é a cara da eficiência no seu restaurante

As lojas autônomas já chegaram ao Brasil, pense uma realidade de consumo em que tudo é automatizado feito pelo celular e sem precisar de um atendente ou um operador de caixa para sua experiencia de consumo. Como competir com essas transformações que chegam de forma tão veloz?

É possível, e sem gastar rios de dinheiro ou ser especialista em tecnologias. Para isso foque em menus digitais, envie mensagens para seus clientes em espera, tenha pontos operacionais para seus garçons com sistemas integrados que agilizem os pedidos e os pagamentos. Tudo isso já é realidade e pode dar uma nova cara para seu negócio e te colocar no ramo das empresas contemporâneas.

Além de vender a imagem de uma marca engajada com o mundo moderno você ainda implementa uma operação inteligente e ágil, que controla todos os dados de seu negócio.

Papel e caneta não cabem no mundo atual, ser eficiente e inovador é extremante valorizado pelo público consumidor atual. Foque em ferramentas que te ajudem a se engajar com esse movimento e impressione seus clientes.

Afinal, adotar inovações vai garantir experiências únicas, bem como gerar menos desperdício mais economia e controle para gestores com resultados em tempo real.

Inove e se mantenha competitivo

A diminuição de renda e poder de compra assim como a insegurança nas cidades e a tendência do home office (trabalho em casa) e estudos a distância, são cenários que afetam a disposição das pessoas para consumo fora de casa. Para atrair esses consumidores, se negócio precisa valer a pena, por isso utilize essas dicas para criar experiencias valorizadas pelo consumidor.

Quando se trata de manter o faturamento em alta e a casa cheia, é preciso estar atendo as oportunidades e a tendência aplicável a seu restaurante.

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